sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 diferenças das praias Australianas e Brasileiras

1. Tem piscina em todas as praias movimentadas, lava-pé, chuveiro, bebedouro, churrasqueiras públicas e banheiro com papel higiênico.

2. Não há cachorro andando solto. Nada contra cachorros, mas lugar de cachorro não é na praia. 

3. Não se encontra pilhas de lixo no final do dia como garrafas pet, latinhas de cerveja, copos plasticos, palitos de picolé, pitucas de cigarro e afins.

4. O gramado na beira da praia é muito bem cuidado e utilizado pelos australianos que fazem piquenique com vinho, queijo e afins.

5. Há alguns campings públicos com água, chuveiro e banheiro ecológico. Você pode acampar sem gastar um tostão ou no máximo pagar uma taxa mínima de administração. Os campistas levam suas placas solares, banheiros privados e outros equipamentos de camping que só aqui na Australia pude encontrar. 

6. Existe bastante motor home perto das praias, atividade extremamente insegura de se realizar no Brasil, infelizmente.

7. Não tem ninguém vendendo algo na beira da praia. 

8. Não tem esgoto na praia. Ele passa por um tratamento e depois de muita pressão e peneira para diminuir o tamanho e quantidade do lixo, o detrito é encapsulado em mini partículas levadas por tubos subterrâneos a uma grande distancia da praia, servindo de alimento para alguns peixes.

9. Não tem problema deixar celular, chave do carro, prancha e afins.

10. O frescobol é diferente. A raquete é de pano com uma bolinha pequena que não faz barulho como uma raquete de madeira. A velocidade também é mais lenta que o nosso frescobol.
Não tem futebol nas praias australianas e nem taco.

11. Os australianos não correm e andam na areia como os brasileiros. Até tem um ou outro, mas nada que se compare ao tráfego de pedestres caminhando nas praias brasileiras.

12. Os australianos madrugam para nadar na água congelante sem roupa especial. É impressionante a quantidade de australiano nas piscinas construídas ao lado da praia entre 6h30 e 7h30 todos os dias, faça chuva ou faça sol.

13. No costão de pedra entre uma praia e outra há boias salva-vidas em diversos pontos e placas sinalizando a direção e qual distancia as boias estão caso precisar.  

14.Não há tanta diversidade de animais a olho nu na areia ou nas pedras como no Brasil. Isso significa menos siri, barata do mar, conchas, tatuíras, pepinos do mar e afins.

15. Os mais venenosos e mortíferos animas do planeta se encontram nas praias australianas como o polvo de anéis azuis (o veneno mata uma pessoa em 30 minutos e não tem antídoto), o peixe pedra (peixe mais venenoso do mundo), vespa do mar - água viva (o corpo é do tamanho de uma bola de basquete, mas os tentáculos podem chegar até 5m, e carrega veneno para matar até 60 homens), tubarões e outros mais.

16. Os peixes são mais coloridos que no Brasil.

17. Crianças pequenas não usam biquínis/sungas, mas uma roupa de lycra que cobre praticamente o corpo inteiro.

18. Não existe gente andando de biquíni na orla ou nas ruas próximas a praia como no Brasil. O único lugar que se usa roupa de banho é na areia.

19. As pessoas trocam de roupa embrulhadas em uma toalha/roupão. Não se volta para casa com roupa molhada.

20. Não se vê guarda-sol nas praias como no Brasil, apesar da taxa de câncer ser altíssima.

21. As mulheres usam biquíni cobrindo o bumbum por inteiro e fazem topless como na Europa.

22. As mulheres não são devoradas pelos olhares dos homens que no Brasil são vistas como objeto sexual.

23. Não se ouve pagode e nenhum outro som que não seja as ondas do mar na beira da praia.

24. Os brasileiros amam as praias australianas e geralmente escolhem estes lugares para morar, como é o meu caso, por exemplo.

25. Dizem que os australianos não fazem xixi no mar, mas sobre este fato, não há como descobrir a verdade :)